Celta Rebaixado

Carro rebaixado sempre foi sinônimo de beleza, esportividade, agressividade. Hoje todos que sonham com carros rebaixados conhecem algum lugar que rebaixe carros. Desde o mais baratinho até os mais renomados, pode haver danos consideráveis em vários componentes do carro e desconforto absoluto.

Celta Rebaixado Azul
Celta Rebaixado Azul

Para dar vida ao celta rebaixado primeiro foi estudado o modo como trabalham molas de ação progressiva, que mudam de atuação na medida que se aumenta à carga aplicada. O celta rebaixado apresenta dois rates distintos um inicial mais suave e outro final mais forte. A passagem de um para o outro é feito de forma progressiva quando alteramos o carregamento. Na maioria dos casos são utilizadas nas traseiras dos celtas rebaixados.

A partir das molas de ação linear juntamente com a atuação que se pode obter com molas de ação progressiva foi desenvolvida a novidade: as molas esportivas de alta performance no celta rebaixado. As molas esportivas têm um é menor que as originais de fábrica para ganhar altura livre. Tem uma região de transição suave, que foi concebida pensando em não alterar bruscamente a sensação de conforto, e o rate final foi sensivelmente aumentado para atingir a condição de carga máxima, evitando assim fim de curso na suspensão do celta rebaixado.

Celta Rebaixado Vermelho
Celta Rebaixado Vermelho

Há também oficinas realmente especializadas em suspensão para celta, porém que cobram bem mais caro. O serviço completo para montar o celta rebaixado consiste em redimensionar o ponto de fixação do telescópio do amortecedor, recalibrar o amortecedor para que fique mais firme ou mais suave, de acordo com o ajuste da suspensão. Mas esta técnica também usa o corte da mola, o que afeta a segurança de qualquer veículo. O celta rebaixado com amortecedor retrabalhado fica mais macio do que nos outros métodos porém requer manutenção periódica nos amortecedores em virtude de seu recondicionamento.